Dra. Carla Vorsatz

CRM 52-75088-3

Dra. Carla Vorsatz é sócia-fundadadora da XSTZ - antiga Milarepa - empresa de produção de textos médicos que oferece serviços de redação, tradução, localização, revisão, copyediting, bem como revisão técnica e científica.

Atual Diretora Executiva, sua principal meta é assegurar a qualidade de todo o material produzido, dentro dos prazos e parâmetros estipulados.

Formada em medicina com especialização em Doenças Infecciosas e Parasitárias, ambos os cursos feitos na Universidade Federal Fluminense e com ampla experiência em Infectologia, HIV/Aids, Pesquisa Clínica e Medicina de Urgência (mais de 20.000 horas de plantão em emergência), atuou como médica em enfermarias, ambulatórios, centros de pesquisa de excelência, Serviços de Emergência de Hospitais Gerais, Unidades de Pronto Atendimento e no Programa de Atendimento à População de Rua da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Manteve consultório particular de 2003 a 2019 quando modificou o escopo de sua prática clínica de regular para se dedicar ao coaching clínico, destinado a médicos e pacientes, atuando como segunda opinião especializada em casos de alta complexidade, tanto para pacientes ambulatoriais como para pacientes hospitalizados.

Poliglota, com grande interesse pelos idiomas e tradutora diletante e autodidata desde 1980, tem vasta experiência teórica e prática em todas as etapas da produção, redação, pesquisa, tradução, edição, copidesque, copyediting e revisão técnico-científica de textos médicos. Vem fazendo esse trabalho bem antes da fundação em 1996 da empresa que dirige até hoje.

É uma das primeiras tradutoras a ter recebido o título de Tradutora Médica Sênior da SmartCAT, conferido pela comunidade mundial de tradutores médicos da SmartCAT.