Single-center trial

Contexto: ensaios clínicos
Embora o original fale somente em trial e não em clinical trial (está subentendido), em português é melhor não abreviarmos, porque além de ensaios clínicos temos ensaios laboratoriais (como o famoso ELISA, por exemplo), que eles chamam de assays.
Portanto, abreviar pode dar margem a confusão.
Como a palavra ensaio é polissêmica na linguagem médica, convém especificar a que tipo de ensaio estamos nos referindo.
Aproveitando para lembrar que ensaio clínico não é sinônimo de estudo clínico (clinical trial/clinical study); o ensaio clínico é um tipo de estudo, mas nem todo estudo é um ensaio clínico.
O ensaio clínico randomizado é um tipo de estudo no qual os participantes (subjects) são distribuídos aleatoriamente (randomized) para a aplicação de uma intervenção (intervention) comparada a outra (p. ex., placebo). Os grupos são acompanhados (follow-up) por um intervalo de tempo predeterminado e os dados são analisados (data analysis) de acordo com desfechos primários e secundários específicos (primary and secondary outcomes), já previstos no protocolo (per protocol).
Para situar os ensaios clínicos no universo dos estudos epidemiológicos (epidemiological studies) podemos dizer que o ensaio clínico é um estudo analítico (em oposição a descritivo — analytical vs. descriptive), experimental e intervencionista (em oposição a observacional — experimental and interventional vs. observational) cujo resultado é um tratamento ou validação da hipótese (em oposição à geração de hipóteses — treatment/therapeutic or hypothesis validation vs. hypothesis generating).
Ou seja, "ensaios clínicos" e "estudos clínicos" não são intercambiáveis.
Voltando à nossa postagem, toda unidade de saúde ou acadêmica onde um ensaio clínico é realizado é chamada de centro (site) ou centro do estudo (study site).
Quando feitos em um só centro os ensaios clínicos são monocêntricos (single-center) e quando feitos em vários centros são multicêntricos (multicenter), podendo ser feitos em um só país ou em vários países.
TIPOS DE ESTUDO