Problem-specific history

A anamnese é o pilar do diagnóstico na medicina; é um método elaborado, complexo e com terminologia própria estudado na semiologia médica.
Ao aprender a fazer a anamnese o estudante de medicina adquire as técnicas de obtenção das informações necessárias — através de perguntas estruturadas — para chegar ao diagnóstico sindrômico e levantar as hipóteses do diagnóstico diferencial.
Durante a anamnese o médico obtém a história* do paciente. Essa história é sistemática e subdividida em itens muito precisos, um dia comento isso em detalhes.
Hoje falamos da anamnese direcionada, que é a técnica usada no pronto-atendimento e pelos especialistas. Não é uma anamnese exaustiva, nem deve ser: é voltada para um problema específico que precisa ser resolvido e por isso se concentra exclusivamente nos elementos e informações relacionados com esse problema.
Vale lembrar que o exame físico também pode ser completo ou direcionado às queixas do paciente.
Sugiro aos tradutores e todos os que trabalham com linguagem médica que adquiram bons livros de semiologia médica a fim de dominarem o vocabulário referente à anamnese, ao exame físico, às manobras da propedêutica desarmada e armada, bem como aos exames complementares.
*Nunca "o histórico", apesar das CAT tools, alguma editoras e agências de tradução assim o quererem.