Liver transaminases

28/11/2020


Contexto: exames laboratoriais

Para avaliar o funcionamento do fígado em geral o médico pede a realização das provas de função hepática (liver function tests ou hepatic panel), que contempla a dosagem sérica (blood measurement) das principais enzimas (enzymes), pigmentos  (pigments) e proteínas (proteins) hepáticas, bem como a realização do coagulograma  (coagulation panel) — que será tema de outra postagem.

Há mais de 20 anos as transaminases foram redesignadas como aminotransferases pela Nomina Anatomica, mas ainda hoje encontramos tanto em inglês como em português a nomenclatura antiga; ao encontrar no original transaminase o tradutor pode — e deve — traduzir como aminotransferase a fim de não perpetuar o erro.

As aminotransferases dosadas nas provas de função hepática são duas: 

  • aminotransferase aspartato (aspartate aminotransferase — AST), a sigla se mantém em português e equivale à antiga transaminase glutâmino-oxalacética (serum glutamic oxaloacetic transaminase — SGOT) cuja sigla em português era TGO.
  • aminotransferase alanina (alanine aminotransferase ALT), a sigla se mantém em português e equivale à antiga transaminase glutâmico-pirúvica (serum glutamate-pyruvate transaminase ou serum glutamic-pyruvic transaminase — SGPT) cuja sigla em português era TGP.