Left-sided colon
O bom filho à casa torna... depois de deixar esse blog de lado para fazer as postagens relacionadas com a série no extinto grupo do Facebook, e atualmente no grupo do LinkedIn, resolvo voltar a postar aqui também.
Há cerca de dois ou três anos a oncologia norte-americana inovou com o conceito da diferença da evolução e do prognóstico entre os tumores que acometem o que chamam de cólon direito ou cólon esquerdo.
(Lembrando que em medicina esquerda e direita são sempre do paciente, não de quem está olhando, com exceção de alguns exames de imagem.)
Acontece que a anatomia não usa essa nomenclatura.
O intestino grosso é formado pelo: ceco, seu apêndice vermiforme (o da apendicite), cólon ascendente, flexura hepática do cólon, cólon transverso, flexura esplênica do cólon, cólon descendente, cólon sigmoide e reto.
Existe uma definição por aí na internet que "até metade do cólon transverso é cólon direito, a partir daí é cólon esquerdo" (por isso incluí o sigmoide no post).
Só que essa definição ainda não foi incorporada à Nomina anatomica, parâmetro da nomenclatura das estruturas do corpo humano.
E não é unânime no meio médico.
Por isso a minha opção pessoal é continuar a usar a nomenclatura oficial, descrita acima.
