Insulin types

20/10/2020

O diabetes mellitus é uma doença que cursa com hiperglicemia e existem dois tipos de diabetes mellitus:

1. O diabetes tipo 1, outrora conhecido como diabetes juvenil, no qual o pâncreas não produz insulina, razão pela qual também é chamado de diabetes dependente de insulina; e
  2. O diabetes tipo 2, doença metabólica relacionada com a alimentação e o estilo de vida (não exclusivamente), cujo continuum terapêutico tem início com as modificações dos hábitos alimentares e de estilo de vida e com a prática de atividades físicas regulares de intensidade moderada, podendo evoluir para medicamentos orais e por fim também para a insulina, caso o quadro não seja compensado em uma etapa anterior.

A insulina é um medicamento precioso, que salva a vida de pessoas com uma doença crônica não comunicável

Hormônio produzido pelo pâncreas e muito pesquisado desde o início do século XX quando começou a ser administrada para humanos. Hoje já existem oito tipos de insulina, sendo que uma nova ainda em ensaios clínicos, porém já batizada de "insulina centenária" por prometer a revolução da administração semanal.

Basicamente a insulina pode ser:

• de ação ultra rápida (ultra short acting): insulina lispro (lispro), insulina asparte (aspart) e insulina glulisina (glulisine
  • de ação rápida (short acting): insulina regular (regular insulin)
  • de ação intermediária (intermediate acting): insulina NPH (NPH insulin)
  • de ação prolongada (long acting): insulina glargina (insulin glargine), insulina ultralenta (ultralente insulin) e insulina detemir (insulin detemir)